É muito comum que hoje em dia as pessoas fiquem ainda com o pé atrás em comprar produtos ou serviços pela internet, então nós da JC Store daremos uma dica pra você.
As compras pela internet no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões em 2022. Os dados são da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e revelam um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Foram cerca de 368,7 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 460 por cliente no ano passado. Este aumento, que já é recorrente, apenas evidencia a necessidade dos brasileiros de tomarem cada vez mais cuidado na hora de realizar uma compra online.
Isso deve-se ao fato de que, se há mais internautas dispostos a comprarem pela internet, há também mais pessoas má intencionadas e que vão criar sites fraudulentos para “comercializarem” produtos na rede. Por essa razão, é preciso estar ligado em algumas práticas que ajudam o internauta a saber em quais e-commerces ele pode confiar.
Dica n.º 1 - Antes de comprar veja se o site possui reclamações
Alguns clientes, antes de realizar a compra de um produto ou contratar um serviço, procuram informações sobre a empresa, dentre elas se possui reclamações e o número de casos resolvidos. Isto é uma forma do cliente saber se a empresa terá capacidade de resolver o problema, caso algo não saia como o esperado. Portanto, em quais lugares devemos procurar este tipo de informação?
Abaixo temos alguns sites confiáveis onde podemos olhar o nível de reclamações da empresa que desejamos contratar.
Reclame AQUI Neste site encontramos informações como: o número de reclamações respondidas e resolvidas, a quantidade de visualizações da empresa, o índice de satisfação, o tempo que a empresa está cadastrada no site. Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor Este site possui um sistema vinculado ao Procon onde há opção de filtrar por regional. Nesse site é possível verificar a quantidade de reclamações da empresa e o percentual de resolução. Consumidor.gov.br É possível saber a quantidade de reclamações, a satisfação com o atendimento, o percentual de reclamações respondidas, o índice de reclamações solucionadas, o prazo médio de resposta.
Dica n.º 2 - Veja e avalie as redes sociais
Pesquise se a loja tem rede social no Instagram, Facebook, etc e veja os comentários de outras pessoas. Se tiver um alto índice de pessoas reclamando, então aquela empresa não será confiável para que você realize a compra. Caso o número de comentários positivos superem os negativos, então é indício que aquela loja pode ser confiável e que você não se arrependerá da compra efetuada.
"Quem não pesquisa antes de comprar pela internet pode se dar mal e ficar traumatizado(a) com os sites de e-commerce." - Jorge Silva - CEO JC Store e Especialista em compras online.
Dica n.º 3 - Não informe senhas
Não revele senha do cartão de crédito. Sites de compras pela internet não pedem senha, por isso jamais forneça essa informação.
Dica n.º 4 - Observe se o site tem o ícone de segurança
Verifique e escolha sites seguros e confiáveis. Antes de fazer um pedido, verifique se o site conta com o ícone de um cadeado na barra de endereço do navegador.
Dica n.º 5 - Antivírus
Mantenha o antivírus atualizado, pois o software será capaz de detectar tentativas de invasão e evitar ataques ao dispositivo.
E a JC Store é confiável ou não?
Desde 2013 estamos no Mercado Livre, e em seguida migramos para o nosso novo site. Mesmo assim, deixamos uma opção no Menu do site onde tem o link da nossa antiga página do Mercado Livre para que vocês possam avaliar a partir dos comentários dos clientes. Temos nosso instagram @jcstore.games e nosso contato pelo whatsapp. Depois de avaliar nosso trabalho, será um prazer em ter vocês como clientes.
Gratidão para sempre!
Jorge Silva
CEO JC Store Games